sexta-feira, 26 de agosto de 2011

SONO E SUA RELAÇÃO COM EMAGRECIMENTO

O ato de dormir além de ser necessário para o descanso mental e físico, é também o momento que vários processos metabólicos ocorrem para deixar seu organismo em equilíbrio. Uma vez o sono afetado o indivíduo sente-se mais cansado ao longo do dia, menos concentrado em suas atividades, além de envelhecer mais rapidamente e estar mais propenso a ter infecções, ganhar peso, aumentar sua pressão arterial e desenvolver o diabetes.

A manutenção e/ou perda do peso corporal está diretamente relacionado ao controle da fome e apetite, pontos esses controlados pelo hipotálamo (glândula localizada no cérebro). Estudos mostram que o controle da fome-apetite sofre um descontrole em situações de privação do sono. Ou seja, se você é daquelas pessoas que dorme pouco ou tem aquele sono “quebrado” ao longo da noite, tenha certeza que seu apetite estará descompensado ao longo do dia.

Uma explicação para isso é a ação de dois hormônios que estão envolvidos no controle da saciedade e da fome. São eles a leptina e a grelina. A Leptina (produzido pelo tecido adiposo) é responsável pela saciedade, enquanto que a grelina (produzido pelo estômago) é responsável por estimular nosso apetite. Noites mal dormidas refletem na redução da produção de leptina durante a noite e no aumento da produção de grelina. Dessa forma, estamos produzindo mais hormônios que estimulam nosso apetite, menos hormônios que nos deixa saciado e, consequentemente, ocorrerá aumento do peso corporal.

Outro hormônio de extrema importância para o equilíbrio do peso corporal é o GH, muito conhecido pelos adeptos ao “fitness” quando a proposta é reduzir a gordura corporal. Pois bem, os maiores picos da secreção desse hormônio ocorrem durante a primeira fase do sono profundo, cerca de 1 hora após a pessoa dormir. Estudos provam que pessoas que dormem pouco reduzem o tempo de sono profundo e, em consequência, a fabricação do GH.

O GH, chamado também de hormônio do crescimento, exerce muitas funções na composição corporal. Dentre elas destacam-se o aumento da massa muscular, diminuição na deposição da gordura abdominal, melhora da absorção de cálcio pelos ossos e estimulação do sistema imunológico.

Poderia aqui descrever inúmeros outros malefícios para a sua saúde de uma noite “mal” dormida. Faça o teste você mesmo e perceba a diferença no seu apetite e rendimento físico e mental após uma noite “bem” dormida. Para melhores resultados no emagrecimento não deixe de se preocupar com o seu sono para ter resultados mais rápidos e melhores. Bom sono!!!!!

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
-