terça-feira, 9 de agosto de 2011

A BALANÇA E VOCÊ!!!!



Diariamente meus pacientes me questionam o por quê do seu peso variar tanto de um dia para o outro. Resolvi, então, escrever um pouco sobre as causas mais comuns disso acontecer.






1 - Durante a TPM (tensão pré-menstrual)

Muitas mulheres sofrem com o aumento de peso nessa fase (até 3kg é bastante comum). A causa principal é o aumento do hormônio responsável pelo balanço entre sódio e potássio no sangue, chamado aldosterona. Tendo mais desse hormônio no corpo, mais água será retida e o peso subirá. Outro ponto que colabora para isso é o comportamento alimentar que muitas mulheres têm nessa fase: a compulsão alimentar. A explicação para isso é a baixa produção de serotonina, o neurotransmissor importante no controle do apetite e bem estar emocional. A baixa de serotonina faz a mulher ter mais apetite por alimentos mais calóricos (como os doces) contribuindo também para seu peso alterar nessa fase do ciclo.

2 – Inchaço

O inchaço ocorre pelo aumento na retenção de água no corpo. A causa pode ser patológica (surgimento de algum tipo de doença) ou pelo alto consumo de alimentos ricos em sódio (sal de cozinha no preparo da comida, sopas prontas, refrigerantes, alimentos dietéticos, molhos prontos, industrializados e embutidos).

3 - Ganho de massa magra

Todo e qualquer tipo de tecido que compõe nosso corpo (músculos, ossos e gordura, por exemplo) tem um peso. Portanto, se você estiver fazendo exercícios para o ganho de massa muscular o seu peso aumentará, e logo isso será percebido na balança.

4 - Horário que se pesa

Nosso corpo sofre várias influências ao longo do dia em função do seu ritmo natural. Isso é o que chamamos de ritmo circadiano, que é a variação entra a produção e a queda dos hormônios no sangue e que, dependendo da sua ação, poderá influenciar no seu peso corporal ao longo do dia.

5 – Consumo de líquido

O peso pode aumentar se este líquido não for drenado pelos rins e ficar acumulado dentro do corpo. Logo, isso será adicionado ao seu peso.

6 - Se não tiver ido ao banheiro (intestino preso)

É uma conta matemática: se não eliminamos, acumulamos. Ou seja, se não evacuar, o peso das fezes somarão ao seu peso corporal. Isso pode representar aproximadamente de 500 a 800g.

7 - Excesso de transpiração (às vezes a pessoa sai da aula de ginástica com 59kg e depois rapidamente volta aos 60 kg.
Muito comum você se pesar após um treino e ver que seu peso baixou. E dependendo do tempo do exercício esse peso perdido pode ter sido bastante significativo, caso não tenha feito a reposição correta. Tem atletas que chegam a perder mais de 3% do seu peso corporal após um exercício de longa duração.

8- Estresse

O estresse está diretamente ligado ao aumento na produção do cortisol, conhecido como o hormônio do estresse. Este hormônio faz aumentar o ganho de gordura corporal, além de mais retenção de água.

Se pese sim, porém não todos os dias. Tenha seu peso apenas como uma referência e não como uma “verdade”, pois como vimos muitos são os fatores que influenciam no seu peso corporal. A dica é: se pese no máximo 1x na semana, ao acordar, na mesma balança e sem roupa. Evite no período pré-menstrual, e no dia seguinte de festas e eventos com “farturas alimentares” e bebidas alcóolicas.

Lembre-se: não engordamos num único dia, assim como também não emagrecemos num dia só. Nem sempre a variação do peso nos diz se engordamos ou emagrecemos.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
-