sexta-feira, 29 de julho de 2011

SUPLEMENTAÇÃO NUTRICIONAL NO TRIATLON

Que uma boa alimentação é fundamental para qualquer exercício físico isso é fato. Por muitas vezes, só a alimentação não supre a exigência nutricional que o exercício impõe e, para isso, os suplementos nutricionais muito podem vir a colaborar.

Indica-se o uso de suplementos esportivos no triathlon por ser uma modalidade de alta demanda energética e de nutrientes específicos. Além disso, o tempo de descanso entre uma sessão e outra de treinamento costuma ser curto (já que se treina duas modalidades no mesmo dia) e o atleta normalmente sem tempo suficiente para se alimentar corretamente.
Vale ressaltar a importância da avaliação prévia com nutricionista ou médico especializados para verificar a alimentação, assim como o estado de saúde e treinamento (short, olímpico, ironman, ultraironman) do atleta, a fim de se determinar quais suplementos são mais indicados.
O atleta que deseja melhorar sua performance, antes de qualquer manipulação nutricional, precisa adotar um comportamento alimentar adequado ao seu esforço, em termos de quantidade e variedade, levando em consideração o que está estabelecido como alimentação saudável.
Dentre os vários suplementos expostos nas prateleiras de lojas especializadas existem os considerados “arroz com feijão” para modalidades como o triathlon que exige muito do corpo do atleta. Basicamente, esses suplementos devem oferecer energia para o esforço do exercício, estimular a rápida recuperação muscular, facilitar a hidratação, assim como a reposição de eletrólitos e recuperação do metabolismo para a próxima sessão de treinamento.
Há diversos suplementos esportivos que auxiliam na melhora do rendimento esportivo de triatletas. A seguir estão descritos alguns destes, assim como suas finalidades, ação no organismo e indicações.

Isotônico
O QUE É? Uma mistura de água com glicose, sódio e cloretos, com a mesma concentração do sangue, para facilitar a absorção pelo organismo. POR QUE É BOM? Evita desidratação, fadiga e falta de sais, permitindo que o atleta se exercite por mais tempo. COMO AGE NO ORGANISMO? Hidrata o corpo, repõe os sais perdidos no suor e parte da energia gasta. Não ingerir isotônicos facilita a desidratação, a hipoglicemia (falta de glicose no sangue), a hiponatremia (falta de sódio) e, conseqüentemente, a ocorrência de fadiga, tonturas, confusão mental, cãibras e até desmaio.

Carboidrato em pó, gel ou barra
O QUE É? Principal fonte de energia para as células do corpo. Assim que é ingerido, é logo absorvido. POR QUE É BOM? Durante esforços físicos intensos, os estoques normais de glicose no corpo se esgotam em 90 minutos, levando à perda de rendimento, fadiga, tontura, diminuição da coordenação motora e baixa do sistema imunológico. Dessa forma, o carboidrato permite que o atleta mantenha o exercício por mais tempo e ajuda a prevenir lesões. COMO AGE NO ORGANISMO? Mantém a glicose sanguínea em níveis adequados e
repõe os estoques de glicogênio do músculo e do fígado, alimentando as células que continuarão em atividade. Evita também o uso de proteína como fonte de energia, diminuindo o desgaste muscular e do sistema imunológico.

BCAA 
O QUE É? Um composto de três aminoácidos: Leucina, isoleucina e valina. POR QUE É BOM? Evita a fadiga muscular, ajuda na recuperação dos músculos e protege o sistema imunológico. COMO AGE NO ORGANISMO? Os músculos usam esses aminoácidos para gerar energia, se recuperar e crescer. Também são matérias-primas da glutamina, responsável pelo bom funcionamento do sistema imunológico.

Recovery drink
O QUE SÃO? Bebidas mais completas, compostas por carboidratos, proteínas, aminoácidos (BCAA e glutamina), lipídios, antioxidantes (vitaminas C e E), sódio e potássio. Sem esses nutrientes, o corpo precisará de mais tempo para se recuperar do exercício, o que pode levar à fadiga generalizada em época de treinos muito freqüentes e intensos e, eventualmente, à síndrome de overtraining. O sistema imunológico também pode ficar debilitado, facilitando a instalação de doenças. POR QUE SÃO BONS? Diminuem o desgaste energético e muscular, além de acelerar a recuperação do organismo após o esforço intenso ou prolongado. COMO AGE NO ORGANISMO? Fornecem nutrientes para repor os estoques de energia (carboidratos e lipídios), reparar os músculos (aminoácidos), evitar a queda de resistência imunológica, repor os sais perdidos no suor (sódio) e neutralizar a produção de radicais livres (antioxidantes).

Antioxidantes: Vitamina C, Vitamina E (alfa-tocoferol), coenzima Q10, zinco e selênio.
O QUE SÃO? Vitaminas e minerais. COMO AGEM? Ajudam a neutralizar o desgaste e o envelhecimento provocados pelos radicais livres (oxidantes), produzidos durante a atividade física. EU PRECISO? Depende da avaliação da dieta. Indicados apenas para quem não consegue ingerir esses nutrientes em quantidade necessária ou quem está exposto em ambientes que estimulam a produção desses oxidantes.

Whey protein
O QUE SÃO? Proteínas solúveis encontradas no soro do leite. COMO AGEM? Absorvidas facilmente torna-se fonte de aminoácidos, fortalecem o sistema imunológico e colaboram no reparo dos músculos. EU PRECISO? Apenas se você tem deficiência de proteínas, perda excessiva de massa magra, deseja aumentar massa muscular (pode ser uma grande colaborador) ou dificuldade na digestão protéica.

Glutamina
O QUE É? Um aminoácido abundante no sangue e nos tecidos. O QUE FAZ? Protege o corpo de doenças em período de treinamento intenso e previne a perda de massa muscular. EU PRECISO? Só em época de treinos intensos ou antes de provas de longa duração. Quem toma BCAA não precisa de glutamina, basta aumentar a dose.

Creatina
O QUE É? Uma proteína produzida pelo organismo. O QUE FAZ? É fonte de energia para a explosão muscular. Facilita o ganho de massa e, por reter água na célula, previne lesões por
esforço intenso e prolongado. EU PRECISO? Geralmente é indicada para quem pratica muito exercício anaeróbio (explosão) e quem não consome carnes. Também pode ser tomada nos cinco dias que antecedem uma prova intensa.

Cafeína
POR QUE É BOM? Aumenta a acuidade mental e a resistência em exercícios de longa duração, retarda a fadiga muscular.

Beta-Alanina
O QUE É? Aminoácido que em associação com a histidina (outro aminoácido) forma o dipeptídio carnosina, presente no músculo e cérebro. A carnosina contribui para a manutenção do pH celular, sendo, portanto, vital para a saúde do tecido em questão, principalmente em situações de esforço. COMO AGE? A carnosina estimula a produção de substâncias que tamponam o meio ácido decorrente do esforço intenso. EU PRECISO? Sob situação de alto esforço físico há grande produção de íons hidrogênio, acelerando a fadiga muscular. POR QUE É BOM? A fim de se evitar a fadiga do músculo e aumentando o rendimento do atleta.

Arginina
O QUE É? Aminoácido essencial devendo ser obtido através da ingestão de alimentos/suplementos. COMO AGE? Tem diversas funções orgânicas. No exercício causa vasodilatação pela produção de óxido nítrico aumentando a oxigenação dos músculos e maior aporte de nutrientes para o esforço físico. Além disso, estimula a síntese de creatina, responsável pelo fornecimento de fosfatos de alta energia. POR QUE É BOM? Em exercícios intensos a vasodilatação dos músculos sob esforço é bem vinda por aumentar a captação de oxigênio e nutrientes, com conseqüente melhora do rendimento físico.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
-